Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Colaboração - cidade de origem
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
7 resultado(s)
1
Resumo

Este estágio de pesquisa no exterior, realizado junto ao Instituto Universitario de Restauración del Patrimonio (IRP), da Universitat Politècnica de València (UPV), tem como objetivo ampliar os conhecimentos acerca das intervenções sobre preexistência industrial, com o estudo de caso da Fábrica de Hielo, na cidade de Valência, na Espanha, compreendendo o processo de Restauração do ponto de vista contemporâneo, bem como, o seu reconhecimento como patrimônio através da cognição de suas apropriações espaciais e relações com a comunidade, o entorno e a cidade. A Fábrica de Hielo construída em 1925, é um dos edifícios remanescentes do conjunto arquitetônico industrial da atividade da pesca no bairro El Cabanyal, local onde se produzia e armazenava o gelo em câmaras frigoríficas, destinado à conservação de peixes. A cidade de Valência, anteriormente com sua malha urbana fragmentada, em duas partes, a do núcleo interior antigo, e a da porção litorânea, caracterizada pela área portuária e pela consolidação da atividade da pesca expressa em suas edificações, tem a conexão efetiva no final do século XX. Nesse processo, propostas "modernizadoras" ameaçaram o patrimônio industrial da orla marítima e adjacências. Depois de um longo período de tempo desativada, a Fábrica de Hielo, em 2015, passou a ser um espaço sociocultural que fomenta a produção artístico-cultural alternativa. Para tanto, foram realizadas intervenções no espaço a fim de adaptá-lo ao novo uso. Tendo como referência a teoria contemporânea da Restauração, esse estudo propõe a realização do inventário do seu processo projetual e de seu estado atual, experienciando seu espaço, verificando o reconhecimento do bem pelos sujeitos da cidade. Assim, os resultados obtidos contribuirão para compor as análises e reflexões em continuidade com os estudos de caso brasileiros associados a esse projeto de pesquisa, a Casa das Caldeiras e o Sesc Pompéia, ambos em São Paulo. (AU)

Resumo

Esta proposta vinculada ao projeto de mestrado em desenvolvimento no Brasil (processo n. 2017/06220-3) no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), objetiva, de maneira geral, aprofundar o conhecimento sobre o registro de paisagem industrial desenvolvido em âmbito internacional com auxílio de ferramenta de georreferenciamento. A fim de auxiliar nesse processo de aprendizagem contaremos com a tutoria da Doutora María Isabel Alba Dorado, professora na Universidad de Málaga (Espanha) e especialista na temática de paisagem industrial. Durante estancia no exterior pretende-se estabelecer contato com documentos oficiais e projetos elaborados em âmbito internacional, a fim de se aprofundar no conceito de paisagem cultural e metodologias de abordagem ao patrimônio industrial desde uma visão paisagística; reconhecer projetos de intervenção ao patrimônio industrial em distintas escalas territoriais, visualizados através da realização de visitas técnicas; aperfeiçoar domínio de técnica de georreferenciamento, por meio de reunião com pesquisadores na Espanha especialistas na temática; e realizar estudo de caso em Villanueva del Río y Minas, na província de Andaluzia (Espanha), como caso concreto comparável ao conjunto industrial adotado como objeto de estudo no Brasil. Ao fim pretende-se delinear a diferenciação entre a categoria de conjunto e a categoria de paisagem, propondo o planejamento ao patrimônio industrial em nível de escala urbano-territorial, através do mapeamento de áreas baseado em valor paisagístico.

Resumo

Este projeto tem por objetivo o estudo de colaboração por meio da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) vinculada ao projeto de pesquisa em desenvolvimento com o auxílio da FAPESP (n° 2017/01780-0) do curso de Turismo (UNESP - Campus de Rosana). De tal maneira, temos por propósito aprimorar o conhecimento teórico-metodológico sobre o conceito de paisagem cultural e as ferramentas de geoprocessamento, para análise de conjunto ferroviários, e posteriormente sua aplicabilidade aos casos brasileiros, em especificidade ao município de Rio Claro - SP. Para tal teremos o auxílio tutorial da arquiteta María Isabel Alba Dorado que nos auxiliará na leitura do conceito de paisagem cultural e avaliação de área por meio de ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Após, visamos realizar um pequeno estudo de caso em Vila Nueva del Rio y Minas, na Província de Andaluzia e visitas técnicas a espaços industriais, comparáveis aos objetos de estudo no Brasil. Acreditamos que a utilização de ferramentas SIG podem colaborar para a identificação de conjuntos e análises, assim para com o reconhecimento de uso e manutenção destes espaços. (AU)

Resumo

A solicitação da bolsa de estágio no exterior está vinculada com a pesquisa de mestrado intitulada como: "Conjunto Ferroviário da Estação Guanabara (Campinas-SP): estudo sobre práticas de preservação e usos sociais do patrimônio ferroviário" (FAPESP 2015/07596-1). Este esforço contribuirá para a execução de um objetivo específico de nossa pesquisa que versa refletir sobre as recomendações patrimoniais e práticas contemporâneas em relação a conjuntos históricos, em particular sobre o patrimônio industrial ferroviário no Brasil e alguns casos relevantes no âmbito internacional. O estágio a ser realizado em Sevilha/Espanha tem por objetivo identificar fundamentos teóricos que orientem a reutilização do patrimônio industrial ferroviário, a fim de aprimorar a reflexão sobre diretrizes, práticas de preservação e usos dos conjuntos históricos pelos agentes sociais. Para tanto, a metodologia de trabalho escolhida inclui levantamentos bibliográficos; visitas técnicas in loco seguida da aplicação da ficha de reutilização nos espaços selecionados; pesquisas documentais (no Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico (IAPH) e no laboratório de ativação de espaços industriais (SevLAB)) e um estudo de caso em Villanueva del Rio y Minas (antigas minerações de carvão da companhia ferroviária MZA, na província de Sevilha). A execução dos instrumentos metodológicos potencializará o avanço no estudo sobre diretrizes de preservação, gestão e reutilização patrimonial. Ademais, o conhecimento substancial que será produzido nos concederá embasamento teórico e metodológico para gerarmos uma proposta de boas práticas em matéria de reativação do patrimônio industrial ferroviário.

Resumo

A presente pesquisa propõe um estudo de cooperação internacional, a partir da Bolsa de Pesquisa no Exterior (BEPE) vinculada ao projeto de pesquisa desenvolvido com o auxílio da FAPESP (n° 2015/06931-1), no mestrado de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que tem como enfoque o estudo e análise do conjunto ferroviário existente no espaço urbano da cidade de Mairinque. Buscamos assim, a partir dessa pesquisa no âmbito internacional, aprimorar o conhecimento teorico-metodologico sobre ações e politicas de preservação, a fim de refletir sobre diretrizes de gestão, uso, ativação e difusão do patrimônio cultural e industrial, assim como desenvolver nossa compreensão sobre a relação entre o espaço urbano e o conjunto ferroviário. Dessa forma, para atingir esse objetivo, serão aplicadas metodologias baseadas na identificação de bibliografias referente à apropriação, tratamento e preservação dos espaços industriais; assim como: estudos das ferramentas SIG, realização de um pequeno estudo de caso internacional e visitas técnicas em cidades inglesas relacionadas com a indústria. Por fim, uma análise comparativa poderá ser incorporada ao projeto macro brasileiro Memória Ferroviária e auxiliará no levantamento de hipóteses que responderão ao problema da pesquisa específica sobre a vila de Mairinque, referente as distintas formas de apropriação dos bens ferroviários, que interferem na noção de articulação do conjunto local inserido na paisagem urbana da cidade.

Resumo

O desenvolvimento desta pesquisa no exterior tem o objetivo de contribuir para a compreensão de obras de intervenção projetual sobre o Patrimônio Arquitetônico Industrial, levantando material documental, textual e fotográfico, como também, vivenciando seu espaço físico. Possui como objeto de estudo a intervenção do Arquiteto Guillermo Vásquez Consuerga sobre o complexo industrial/Monastério da Cartuja, em Sevilha - Espanha, adequado para ser o Centro Andaluz de Arte Contemporânea e Universidade Internacional de Andaluzia. Pretende-se utilizar os resultados obtidos como subsídios para relacionar-se com projetos realizados no Brasil, incluindo o Complexo FEPASA, em Jundiaí, já trabalhado na pesquisa de iniciação científica , assim como a CEPROCAMP e o Conjunto KKKK, nas cidades de Campinas e Registro, respectivamente, que serão estudados na renovação da beca. Começando com as análises das intervenções projetuais no Brasil, propõe-se que ao final se faça uma comparação entre os diferentes contextos, no caso, com Sevilha, Espanha, cidade com a qual o grupo de pesquisa "Projeto, Arquitetura e Cidade" da UNESP, tem vínculos de pesquisa. A partir do contato com outras intervenções é possível estabelecer analogias, prestando atenção às semelhanças e diferenças entre elas, o que permite uma visão mais ampla do tema, e assim pensar em diretrizes projetuais para a intervenção e proteção do Patrimônio Industrial localizado na cidade contemporânea com seus diferentes contextos culturais cada vez mais híbridos. Assim, por meio de uma investigação crítica visa-se fomentar e subsidiar debates e reflexões a respeito da prática profissional do arquiteto e urbanista e seus caminhos projetuais possíveis, dentre a pluralidade de soluções nas várias abordagens existentes nessa temática. (AU)

Resumo

A pesquisa, que vem sendo desenvolvida desde outubro de 1999 dentro do quadro das atividades enquanto docente da FAUUSP refere-se ao patrimônio industrial no Estado de São Paulo e à sua preservação. O intuito é buscar um aprofundamento dos aspectos teóricos relacionados à restauração desses bens, inserindo-os no contexto atual das discussões sobre a preservação e no quadro das transformações históricas por que passaram as teorias de restauro. Pretende-se abordar questões relacionadas ao patrimônio industrial dentro dos atuais princípios de preservação de modo a retomar seus preceitos basilares e fazer uma releitura crítica para poder aplicá-los nas circunstâncias atuais. (AU)

|
7 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção